Crescer, sem planejamento, pode significar impactos no bem-estar organizacional da empresa, com profissionais sobrecarregados e desmotivados. Mas quais os caminhos para ampliar a atuação da sua empresa e garantir a saúde, assim como a melhoria dos processos de gestão? Nas questões abaixo, reunimos opiniões sobre empreendedorismo, mostrando como o crescimento pode ser alcançado com um bom ambiente de trabalho.
O que é o bem-estar organizacional?
A cultura de bem-estar nas empresas envolve aspectos físicos, psicológicos, comportamentais e organizacionais. Segundo o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), um ambiente de trabalho saudável traz não apenas satisfação aos colaboradores, mas também índices maiores de produtividade. Para construir organizações com esse tipo de ambiente, como destaca o IEA/USP, é preciso entender tanto os fatores de risco de doenças e acidentes quanto os fatores de proteção psicossocial, como confiança, resiliência e engajamento, entre outros.
O bem-estar organizacional, dessa forma, reúne os mais diversos aspectos humanos dentro da ótica de qualidade de vida nas empresas, gerando, consequentemente, oportunidades para o crescimento de seu negócio.
Quais são os principais indicadores de conflitos no clima organizacional?
Entre os principais indicadores de clima organizacional, estão a rotatividade de funcionários, a greve, o absenteísmo e os conflitos interpessoais e interdepartamentais. Com essa lista, podemos ter ideia do que está errado, mas saber sua origem demandará um cuidado maior, pois o modo de condução da própria empresa pode alimentar estes indicadores.
No livro Medidas do comportamento organizacional (Mirlene Maria Matias Siqueira e colaboradores, Editora Artmed), são abordados diferentes estilos de funcionamento organizacional, entre eles o individualista, quando as relações socioprofissionais são focadas no próprio ego. A obra descreve que “o estilo de funcionamento individualista, geralmente, não ajuda a organização a crescer, em função de comportamentos mais infantis, do ponto de vista do desenvolvimento, os quais podem levar a conflitos, competição e falta de compromisso com a organização”.
Como colocar em prática ações para transformar o ambiente na sua empresa?
De acordo com o Sebrae, a aplicação periódica e planejada de uma pesquisa de clima organizacional se torna importante e necessária para que o gestor conheça os pontos fortes da empresa e aqueles que precisam ser melhorados. A partir dos resultados dessa pesquisa, principalmente em relação às insatisfações dos colaboradores, decisões mais assertivas poderão ser tomadas pelo empreendedor para reorganizar os seus métodos e traçar novas diretrizes, como orienta o Sebrae.
A AlmeidaViviani acredita na necessidade de mudança dos paradigmas organizacionais, levando em conta as mudanças que estão ocorrendo na economia e na estrutura social – a busca de relações mais abertas, democráticas e justas. Clique aqui e saiba mais como a cultura e a performance de uma empresa trazem impactos no bem-estar e na produtividade de seus colaboradores.